Yasmin Brunet posa de lingerie contra o estupro

Depois de Thaila Ayala, Fiorella Mattheis, Gloria Pires e outras famosas, Yasmin Brunet aderiu à campanha “Se eu disser não, é estupro”.

Yasmin Brunet adere à campanha contra o estupro (Foto: Arquivo pessoal)Yasmin Brunet adere à campanha contra o estupro (Foto: Arquivo pessoal) promovida pela revista Marie Claire Brasil

Só de lingerie, a atriz posou para a ação, que tem como intuito levantar o debate sobre a liberdade feminina. “Ensine os homens a respeitar, não as mulheres a temer”, declarou Yasmin.

 

Não importa com quantos a mulher ja fez sexo, o que bebeu, nem o que estava vestindo – ou despindo. Mesmo nua, quando ela diz “não” é “não”. A causa já ganhou as redes sociais com a hashtag #seeudissernaoeestupro.

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A cruel indústria da moda

GRUPO QUESTIONA A MÁQUINA DA MODA DE DENTRO DA GALERIA DE ARTE


Muito se fala sobre a crueldade da indústria da moda – nos preços, na produção em massa, na falta de fair trade e no trabalho escravo. A revolta é fácil (no Facebook) quando uma Zara ou uma Marisa é pega terceirizando oficinas cheias de colombianos no Bom Retiro ou centenas morrem em incêndios em Bangladesh. Mas pouco se vai além das mídias sociais (que viram pó na primeira liquidação que aparece – você viu que a Forever 21 vai abrir um outlet?).


Um grupo de jovens, porém, está usando a linguagem da arte para discutir esses problemas através da performance Remova Antes de Usar, tentando trazer o assunto à tona via galerias – especificamente dentro da Movimenta, primeira mostra de performances montada pela Galeria Mezanino, em Pinheiros.



A performance na Mezanino: carga horária pesada.


Em sintonia com movimentos tipo Fashion Revolution, representado no Brasil por Fernanda Simon, que propõe o questionamento “Quem fez a minha roupa?”, o grupo Ogiva quer abordar as péssimas (e excessivas) condições de trabalho, carga horária e produção da moda – mas não só, da produção capitalista em geral: o que está por trás da etiqueta que visto?


“O nome veio da história daquelas etiquetas que se encontra nas lojas, que dizem ‘remova antes de usar’”, conta Cacau Francisco, que faz parte do trio. “Afinal, o que é que você deve remover antes de comprar um produto de moda? Esse é o questionamento”.



Cacau e os bastidores finalizados.


Estilista de Fortaleza, Cacau fez em 2013 um dos melhores desfiles dessa última geração da Casa de Criadores, em São Paulo, mas logo largou as passarelas para buscar outras formas de expressão – e tem se tornado aos poucos um nome forte no questionamento da nova moda, sendo cooptado logo pelo núcleo artístico da Premiére Vision para trabalhos pontuais dentro da feira de tecidos.


“Não estava atingindo as pessoas da forma que queria com desfiles. Não acredito mais em passarela, é muito mais do mesmo, as pessoas contam histórias muito vazias”, conta, explicando como trocou o catwalk padrão pelo mondo performance.


Nessa nova fase, Cacau se reuniu ao casal Mario Filho e Marie Auip no grupo Ogiva, que se propõe a ações visuais de questionamentos políticos dentro da realidade social brasileira. E daí surgiu a Remova, montada pela primeira vez em maio: em pleno Dia do Trabalho, o trio ocupou os canteiros da Avenida Paulista bordando bastidores de tecido com números de carteira de trabalho e pedidos de socorro.


“Na Paulista nós conseguimos criar um diálogo, fazer as pessoas pensarem no assunto”, conta. Além dos performers, o grupo colocou uma cadeira vazia com placa de “temos vagas” para ironizar a indústria e convidar os transeuntes a bordar ao seu lado.




O grupo em ação na Avenida Paulista.


Foi dali que surgiu o convite da Movimenta, com curadoria de Luanna Jimenes e Ivi Brasil, que acontece na Mezanino até 1º de agosto. Diariamente, entre 11h e 20h, o grupo (com a adesão de Natália Coehl) monta uma oficina de trabalho dentro da galeria, bordando os bastidores que são pregados na parede ao final da tarde, como em um magazine de fast fashion.



A performance rola em ritmo de produção de alta escala, com horários fixos e folgas apertadas, cenário tão comum nos ateliês – ainda mais com algo tão manual. “Escolhemos o bordado pelo lance afetivo na memória das pessoas, além de ser algo laboral que toma muito tempo”, conta Cacau.


Diferentemente da performance original, o grupo não interage com o público. Ao contrário, usa máscaras de crochê, símbolo do anonimato do trabalhador que produz sua roupa barata (ou nem tanto) e você não vê – ou não quer ver.


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A cruel indústria da moda

GRUPO QUESTIONA A MÁQUINA DA MODA DE DENTRO DA GALERIA DE ARTE


Muito se fala sobre a crueldade da indústria da moda – nos preços, na produção em massa, na falta de fair trade e no trabalho escravo. A revolta é fácil (no Facebook) quando uma Zara ou uma Marisa é pega terceirizando oficinas cheias de colombianos no Bom Retiro ou centenas morrem em incêndios em Bangladesh. Mas pouco se vai além das mídias sociais (que viram pó na primeira liquidação que aparece – você viu que a Forever 21 vai abrir um outlet?).


Um grupo de jovens, porém, está usando a linguagem da arte para discutir esses problemas através da performance Remova Antes de Usar, tentando trazer o assunto à tona via galerias – especificamente dentro da Movimenta, primeira mostra de performances montada pela Galeria Mezanino, em Pinheiros.



A performance na Mezanino: carga horária pesada.


Em sintonia com movimentos tipo Fashion Revolution, representado no Brasil por Fernanda Simon, que propõe o questionamento “Quem fez a minha roupa?”, o grupo Ogiva quer abordar as péssimas (e excessivas) condições de trabalho, carga horária e produção da moda – mas não só, da produção capitalista em geral: o que está por trás da etiqueta que visto?


“O nome veio da história daquelas etiquetas que se encontra nas lojas, que dizem ‘remova antes de usar’”, conta Cacau Francisco, que faz parte do trio. “Afinal, o que é que você deve remover antes de comprar um produto de moda? Esse é o questionamento”.



Cacau e os bastidores finalizados.


Estilista de Fortaleza, Cacau fez em 2013 um dos melhores desfiles dessa última geração da Casa de Criadores, em São Paulo, mas logo largou as passarelas para buscar outras formas de expressão – e tem se tornado aos poucos um nome forte no questionamento da nova moda, sendo cooptado logo pelo núcleo artístico da Premiére Vision para trabalhos pontuais dentro da feira de tecidos.


“Não estava atingindo as pessoas da forma que queria com desfiles. Não acredito mais em passarela, é muito mais do mesmo, as pessoas contam histórias muito vazias”, conta, explicando como trocou o catwalk padrão pelo mondo performance.


Nessa nova fase, Cacau se reuniu ao casal Mario Filho e Marie Auip no grupo Ogiva, que se propõe a ações visuais de questionamentos políticos dentro da realidade social brasileira. E daí surgiu a Remova, montada pela primeira vez em maio: em pleno Dia do Trabalho, o trio ocupou os canteiros da Avenida Paulista bordando bastidores de tecido com números de carteira de trabalho e pedidos de socorro.


“Na Paulista nós conseguimos criar um diálogo, fazer as pessoas pensarem no assunto”, conta. Além dos performers, o grupo colocou uma cadeira vazia com placa de “temos vagas” para ironizar a indústria e convidar os transeuntes a bordar ao seu lado.




O grupo em ação na Avenida Paulista.


Foi dali que surgiu o convite da Movimenta, com curadoria de Luanna Jimenes e Ivi Brasil, que acontece na Mezanino até 1º de agosto. Diariamente, entre 11h e 20h, o grupo (com a adesão de Natália Coehl) monta uma oficina de trabalho dentro da galeria, bordando os bastidores que são pregados na parede ao final da tarde, como em um magazine de fast fashion.



A performance rola em ritmo de produção de alta escala, com horários fixos e folgas apertadas, cenário tão comum nos ateliês – ainda mais com algo tão manual. “Escolhemos o bordado pelo lance afetivo na memória das pessoas, além de ser algo laboral que toma muito tempo”, conta Cacau.


Diferentemente da performance original, o grupo não interage com o público. Ao contrário, usa máscaras de crochê, símbolo do anonimato do trabalhador que produz sua roupa barata (ou nem tanto) e você não vê – ou não quer ver.


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Maju Coutinho revela já ter sofrido assédio de entrevistado: “Confundem elogio com cantada”

Maju Coutinho (Foto: Divulgação TV Globo)Maju Coutinho (Foto: Divulgação TV Globo)

À frente da previsão do tempo no “Jornal Nacional”, Maria Júlia Coutinho ganhou visibilidade nacional e se tornou inspiração para muitas mulheres que aspiram sucesso profissional. Convidada para palestrar na primeira edição do Congresso Nacional de Liderança Feminina da ABRH-SP, que discutiu, nesta quinta (23), novas ações pela igualdade de gênero no mundo corporativo, Maju falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no trabalho e aproveitou para pedir mudança.

 

A descoberta do jornalismo se deu depois de um teste vocacional na adolescência. Mas na infância ela já revelava talento para a reportagem. “Eu apresentava trabalho de escola em formato de Jornal Nacional”, contou diante de uma plateia majoritariamente feminina.

 

Durante a faculdade de comunicação, em 2003, uma amiga a convidou para um estágio na TV Cultura. “Eu não ganharia nada, mas decidi encarar”, disse. Foi lá que ela teve a primeira experiência diante das câmeras. “Passei por todas as etapas do jornalismo. Mas às vezes faltava uma repórter e me colocavam para fazer sonora, que nada mais é do que uma entrevista onde o jornalista não aparece. Só dava pra ver a minha mão no vídeo. E minha mãe dizia toda orgulhosa: ‘Olha a mão da minha filha’”, contou.

 

Apaixonada pelo ofício, ela decidiu que precisava ter atitude e correr atrás do que sonhava ser. A determinação, aliás, foi fundamental para que ela alçasse voos cada vez mais altos. “Eu achava que levava jeito e espus pro meu chefe a minha vontade de ser repórter. Deu certo. Quando avalio a minha carreira até aqui, vejo que sempre deixei muito claro o que queria. Nem sempre sou bem-recebida, mas costumo me colocar.”

 

Em 2007, ela conseguiu uma vaga temporária na TV Globo, que acabou se tornando efetiva. Desde então, só agrega novas experiências e desafios ao currículo de jornalista.

 

ATITUDE FEMININA
Destemida, Maju não mede esforços para conquistar seus objetivos. “Não é fácil ser assim, às vezes, soa como loucura, ousadia. Mas minha mãe costuma dizer que essa postura foi fundamental para o meu crescimento na carreira. Apontar o caminho que eu desejava foi muito importante.”

 

Na contramão das pesquisas, ela garante nunca ter enfrentado algum impedimento na profissão por ser mulher. “Mas acho que isso se deve ao fato de as redações estarem tomadas por mulheres”, avalia.

 

Mas como nem tudo são flores, ela aponta para um cenário problemático que espera ver mudar em breve. “Por que ainda não vermos nenhuma mulher com mais de 50 anos em uma bancada de telejornal?”, questiona. “Parece que isso ainda incomoda. Por que só homem pode ser grisalho, barrigudo e ter rugas, enquanto a gente tem que atender à exigência da juventude e dos padrões de beleza? E a experiência que temos? Isso me incomoda e acontece de modo geral, em todas as emissoras. É uma cultura que eu espero que mude.”

 

#?jornalistascontraoassédio?
Atenta às redes sociais, Maju acompanhou recentemente a repercussão sobre a acusação de assédio feita por uma ex-jornalista do Portal IG contra o cantor MC Biel. O caso gerou uma forte campanha nas redes, que circulou com a hashtag #?jornalistascontraoassédio?.

 

“Nunca passei por assédio na redação, mas já enfrentei situações indelicadas com entrevistados que acham que podem ser indiscretos e confundem elogio com cantada”, contou. “Acho fundamental esse tipo de campanha. A partir do momento que jogamos luz sobre isso, estimulamos os homens a pensarem sobre o assunto”, disse se referindo também ao movimento #HeForShe (Eles por elas), da ONU Mulheres.

 

“Eles precisam se tornar nossos aliados para entenderem quando é elogio, quando é assédio, quando estão machucando e quando estamos dizendo ‘não’. Todo mundo precisa se engajar nessa causa.”

 

Ainda sobre desigualdade de gênero no mercado de trabalho, Maju aponta para outra adversidade que precisa ser superada. “Para mim, o maior problema que a gente ainda enfrenta como um todo é a questão do salário dieferenciado pelo sexo. As mulheres ainda não ganham igual aos homens e isso é uma enorme desigualdade.”

 

RACISMO
Quase um ano após ter sido alvo de comentários racistas nas redes sociais, Maju conta ter recebido muito apoio dos colegas para enfrentar o episódio e concluiu ter visto “o tiro sair pela culatra”. Segundo ela, o que a ajudou a encarar a situação com serenidade e força foi o ensinamento dos pais e as experiências da infância.

 

“Sou uma mulher negra e cresci sabendo como é ser negra e enfrentar preconceitos. Quando eu era criança, passei por muitas situações de racismo. Mas meus pais, que eram muito conscientes, não deixaram que aquilo que me arrasava na infância continuasse me arrasando quando adulta. Eles me ensinaram a valorizar a raça negra, a identificar nossas qualidades e a notar onde temos deficiência por falta de oportunidade. Assim me preparei para enfrentar situações como essa”, conta. “Foi um momento muito difícil pra minha família. Apesar de eu ter achado um absurdo, me mantive forte e serena. Mas foi como um linchamento em praça pública.”

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Olhos de gata! Delineador chega repaginado e promete efeito poderoso

O olho gatinho alongado é tendência nas passarelas (Foto: Getty Images)O olho gatinho alongado é tendência nas passarelas (Foto: Getty Images)

Os desfiles da Semana de Alta-Costura em Paris estão colocando o olhar em evidência. E uma tendência se destaca na área da beleza: o olho gatinho. Porém, desta vez, ele vem bem maior, até as têmporas. Os materiais para a aplicação são os mais variados. Você pode utilizar a sombra metálica, como a azul usada no desfile da Atelier Versace. Outra alternativa é esfumar bastante até alongar a área com a tradicional sombra preta. Quem optar por fazer com delineador, terá um traço mais preciso. Porém, é preciso tomar atenção redobrada para ficar perfeito em ambos os lados.

Dior, Guo Pei e Atelier Versace: a mesma proposta e materiais diferentes (Foto: Getty Images)Dior, Guo Pei e Atelier Versace: a mesma proposta e materiais diferentes (Foto: Getty Images)

O beauty-artist Theo Carias alerta que não é todo tipo de rosto que vai bem com este olho gatinho alongado. “Este tipo de traço é ideal para quem tem olhos maiores, um rosto proporcional. Não seria adequado para olhos pequenos, porque só deixaria a região menor ainda. Também não aconselho para os olhos bem separados, pois só acentua esta característica.”

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Semana de Alta-Costura de Paris: lavanda será a cor do próximo inverno

A leveza dos looks de Francesco Scognamiglio, Schiaparelli e Adeline André (Foto: Getty Images)A leveza dos looks de Francesco Scognamiglio, Schiaparelli e Adeline André (Foto: Getty Images)

Os desfiles da semana de Alta-Costura de Paris começou no domingo (3) e algumas tendências já despontam como favoritas para o outono-inverno 2016-2017. A cor lavanda é uma das preferidas das maisons nesta temporada.


A tonalidade suave pode ser usada com certa transparência e o look monocromático é uma boa pedida. Se você não se sentir tão segura para apostar somente nesta cor, escolha usar a lavanda em detalhes, como rendas e aplicações. Sempre em tecidos finos e suaves, acompanhando a delicadeza do tom pastel.


As capas de lavanda surgem como uma boa opção para sair do tradicional preto. E por que não um vestido sensual, de fendas, com esta cor tão delicada? Atelier Versace apostou nesta combinação sexy-romântica.

Opções mais despojadas nos desfiles de Ulyana Sergeenko e Versace (Foto: Getty Images)Opções mais despojadas nos desfiles de Ulyana Sergeenko e Versace (Foto: Getty Images)

Agora faça sua combinação predileta com a cor da temporada e arrase na próxima festa!

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Sopa funcional! Aprenda a fazer duas receitas saudáveis para testar no inverno

Creme de alho poró, inhame e chia (Foto: Divulgação)Creme de alho poró, inhame e chia (Foto: Divulgação)


O inverno é a época do ano em que mais sentimos vontade de escapar da dieta e comer tudo o que não podemos. Mas, as sopas e cremes são apostas certeiras para a época e, com os ingredientes certos, dá para manter a alimentação balanceada e se sentir satisfeita! Confira abaixo duas receitas fáceis e funcionais para incluir no seu dia a dia.


CREME DE ALHO PORÓ, INHAME E CHIA


Ingredientes


300 g de inhame ou batata doce
200 g de alho poró
2 dentes de alho
1 colh. (chá) de chia
400 ml de água ou caldo de legumes caseiro
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo


Cozinhar o inhame e reservar. Em uma panela, refogar o alho poró e o alho com o azeite, adicionar a água e o inhame já cozido e cozinhar por 5 minutos. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater por alguns minutos.

Creme de das abóboras e laranja (Foto: Divulgação)Creme de das abóboras e laranja (Foto: Divulgação)

CREME DE DUAS ABÓBORAS E LARANJA


Ingredientes


1 colh. (sopa) de azeite de oliva
2 colh. (sopa) de cebolinha parte branca picada
½ colh. (chá) de pimenta rosa moída
2 xíc. (chá) de abóbora japonesa picada
2 xíc. (chá) de abóbora moranga picada
1 colh. (chá) de sal marinho
½ colh. (chá) de sementes de coentro
1 xíc. (chá) de suco de laranja
1 e ½ xíc. (chá) de caldo de legumes caseiro
¼ xíc. (chá) de raspas de laranja
1 colh. (sopa) de cebolinha francesa picada (ceboulette)
Folhinhas de manjericão


Modo de preparo


Em panela, levar o azeite com a cebolinha e a pimenta rosa para dourar. Acrescentar as abóboras, o sal e as sementes de coentro. Dourar todos os ingredientes por 5 minutos, misturando sempre com uma colher de pau. Acrescentar o suco de laranja e 1 xícara do caldo de legumes e deixar cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Passado esse tempo, acrescentar o restante do caldo e cozinhar por mais 10 minutos. Desligar a chama, levar ao liquidificador e voltar para a panela. Acrescentar as raspas de laranja e ajustar o sal. Servir com a ciboulette e com as folhinhas de manjericão.

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Alessandra Ambrósio curte feriado com os filhos e exibe corpo irretocável na praia

Alessandra Ambrósio (Foto: AKM)Alessandra Ambrósio (Foto: AKM)

A modelo Alessandra Ambrósio aproveitou o feriado de 4 de julho da melhor maneira possível. A guapa aproveitou o dia de praia em Ibiza, na Espanha, com os filhos, Noah e Anja, e o marido, Jamie Mazur. 

Alessandra Ambrósio e os filhos (Foto: AKM)Alessandra Ambrósio e os filhos (Foto: AKM)

O corpo de Ambrósio chamou a atenção pelo shape irretocável e cintura fininha. Maravilhosa como sempre, né? <3


Alessandra Ambrósio em Ibiza (Foto: AKM)Alessandra Ambrósio em Ibiza (Foto: AKM)


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Angel brasileira posa só de calcinha para campanha de lingerie

Laís Ribeiro (Foto: Reprodução Instagram)Laís Ribeiro (Foto: Reprodução Instagram)

Laís Ribeiro, uma das modelos que integra o time de Angels da Victoria’s Secret, compartilhou uma foto supersensual em seu Instagram. A modelo do Piauí posou só de calcinha para a nova campanha de lingerie da marca norte-americana e aproveitou para liberar o clique em sua rede social.


A imagem logo ganhou uma chuva de elogios. “Sexy como sempre”, escreveu um seguidor. “Maravilhosa”, “Linda”, “Deusa”, acrescentaram. Teve ainda quem elogiasse as proporções da morena, que exibe uma silhueta sequinha e busto volumoso.

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Carne louca: aprenda a típica receita junina para fazer em casa

Carne louca: aposte na delícia para fazer em casa (Foto: Thinkstock)Carne louca: aposte na delícia para fazer em casa (Foto: Thinkstock)

Marcado por comemorações típicas de festa junina, o mês traz, além da folia e das brincadeiras, comidas que esperamos o ano inteiro para degustar. Quentão, docinhos e pratos salgados tradicionais como a carne louca tornam a festa, além de mais saborosa, mais característica aos olhos de quem vê. Mas, para quem prefere passar longe de quermesses e comemorações habituais, separamos uma receita da tradicional carne louca para trazer o clima junino para dentro de casa. Anote:

Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
800 gramas de cupim ou músculo
1 cubo de caldo de bacon
1 litro de água fervente
1 colher (sopa) margarina ou manteiga
1 cebola média fatiada
3 dentes de alho picado
1 cenoura média fatiada
1 pimentão verde fatiado
2 tomates cortados em cubos grandes
1 colher (sopa) de extrato de tomate
3 colheres (sopa) de cheiro verde
1 folha de louro
1 pacote de tempero para carne

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio e frite a carne até dourar. Dissolva os cubos de caldo de bacon na água fervente e acrescente a carne. Tampe a panela e cozinhe por 45 minutos, contados a partir do início da pressão.
Retire do fogo e espere sair todo o vapor para abrir a panela. Retire a carne, guarde o caldo, desfie e reserve. Em uma outra panela, derreta a manteiga em fogo médio e refogue todos os vegetais até que doure bem, adicione o extrato, o cheiro verde, o louro e o tempero para carne. Finalize adicionando a carne desfiada e depois que ela incorporar a refoga, agregue um pouco de caldo e cozinhe por mais 10 minutos. Sirva em seguida com o acompanhamento que desejar (a receita tradicional pele carne e pão – só!). Rende 16 porções e o tempo de preparo é de aproximadamente uma hora. Voilá!